O território portoclarense, apesar de pequeno, é muito rico. Na verdade, não há nenhum de nós vivendo lá, mas escolhemos aquele ponto do planeta mais como uma referência comum para a nossa cultura, história e sociedade. Estando na América do Sul, e na fronteira da Guiana Francesa com o Brasil, podemos ser um país que fala tanto francês como português; podemos ser republicanos, já que tanto França como Brasil são hoje repúblicas; podemos ter uma história rica em detalhes e acontecimentos interessantes, e tão disputada ao longo de sua existência.
O Território Portoclarense compreende uma faixa de aproximadamente 40km2 e está localizado na América do Sul. A posse do território é normalmente creditada à Guiana Francesa, mas o Governo Real não reconhece essa reivindicação.
Quase todo país tem uma divisão administrativa. O Brasil é dividido em estados, os Estados Unidos também, o México também. A França é dividida em departamentos e a Argentina é dividida em províncias, assim como a China. A Inglaterra é dividida em condados e Portugal é dividido em conselhos. O Canadá é dividido em territórios e a Rússia é dividida em repúblicas federadas.
Porto Claro é dividida em distritos. Atualmente são três distritos, mas existe a proposta de criarmos mais dois a partir de divisões internas (vamos fazer um plebiscito mais tarde). Os distritos servem para distribuir a população pelo território, em vez de concentrar todo mundo num lugar só. Se vocês olharem o mapa de Porto Claro, verão que a divisão não é feita à toa. Cada distrito tem as suas características próprias.
Cada distrito é subdividido em localidades. Existem três tipos de localidades: BAIRRO, quando está inserida num perímetro urbanizado; CIDADE, quando circunscreve uma área urbanizada; e LOCALIDADE propriamente dita, quando circunscreve uma área rural ou suburbana.
Distrito Nacional / São Herculano (DN) - O DISTRITO NACIONAL DE SÃO HERCULANO aparece em Laranja no mapa (não confundam com Orange, que é outro país). É a nossa capital, assim como o Distrito Federal do Brasil ou Washington D.C. dos Estados Unidos. É lá que trabalham o Primeiro-Ministro, o Chanceler e os Comissários. A cidade grande do DN é a cidade de São Herculano, Capital de Porto Claro. Ela tem tudo que uma cidade grande comum tem. Tem até um estádio de futebol, chamado Estádio Pedro Silva Maranhão. Além dessas, há as cidades de Comidinne e Aguiária.
- Distrito Nacional (Capital Administrativa do Estado)
Administração: prefeitura vacante
Cidade de São Herculano (capital administrativa)
Bairro da Costa
Bairro da Edem
Bairro de Santa Cristina
Bairro do Centro
Bairro da Avenida
Bairro de Fazenda Nova
Bairro da Papélia
Bairro de Comunicação
Bairro do Parque Unsancatre
Bairro de Planejada
Bairro de Santa Barbara
Campos Bastos (CB) - O distrito rural de Porto Claro situa-se ao sul. Além das fazendas baseadas na agricultura e pecuária, é notável por sediar o mais tradicional jornal portoclarense: a Folha de Porto Claro. Localiza-se lá também a famosa Casa da Luz Vermelha, o badalado Bar do Louco e a conceituada InfosoftOnline.
Danielle (DL) - O DISTRITO DE DANIELLE aparece em verde. Ele é o distrito mais ao norte, mas não serve para nada. Foi, no passado, um balneário paradisíaco para turistas, cheio de lindas praias, vilas históricas e até uma colônia de nudismo. Foi lá que os traidores republicanos se concentraram. Os bombardeiros durante a Grande Revolução destruíram quase tudo. Os governos de Diego Santiago (1999-2000) e Luciana Soares (2000-2001) trabalharam pela reconstrução do distrito.
Distrito de Danielle
Administração: governo vacante
Cidade de Danielle
Bairro de Daniélia
Bairro do Cabo/Forte
Bairro do Braga
Bairro da Costa Mansa
Localidade do Jardim Carambola
Comidinne (CM) - O DISTRITO DE COMIDINNE aparece em violeta no mapa. Inicialmente, Comidinne era apenas o subúrbio da cidade de São Herculano. Foi o local onde Porto Claro foi fundada em 1612. Mais tarde, os subúrbios foram crescendo e se expandindo. Comidinne teve autonomia administrativa de 1992 a 1998, quando a Revolução incorporou o distrito à jurisdição da Prefeitura de São Herculano. No entanto, com a implantação do campus da UNPC em Castelo Grande, e as Fazendas Coletivas em Carrapinha, a região acabou se desenvolvendo e voltou a reivindicar autonomia. Em 2002, o Governo Real decidiu emancipar Castelo Grande, Comidinne, Carrapinha, Aguiária e Laurisse sob o mesmo nome do antigo Distrito de Comidinne. A urbanização continua majoritariamente suburbana e rural.
- Distrito de Comidinne
Administração: sob intervenção do Governo Regencial
Cidade de Comidinne
Localidade da Carrapinha
Localidade de Castelo Grande
Cidade de Aguiária
Cidade de Laurisse
Cumarumã (CU) - O DISTRITO DE CUMARUMÃ aparece em amarelo no mapa. Esse é o mais novo distrito de Porto Claro, na área norte do país, junto à foz do rio Oiapoque. É composto pelas cidades de Leópolis, na serra, onde fica a sede administrativa, e Camburaí, no litoral, além das comunidades de Orblanoir e do Ribeirinho Berkenbrock. Cumarumã também é o nome de origem indígena (aruaque) pelo qual os moradores da região de fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa conhecem o cabo entre as desembocaduras dos rios Aperuaque e Oiapoque.
- Distrito de Cumarumã
Administração: sob intervenção do Governo Regencial
Localidade do Ribeirinho Berkenbrock
Localidade de Orblanoir
Cidade de Leópolis
Área do Aeroporto Internacional Rainha Ana Paula
Cidade de Camburaí
Nouvelle Rouen (NR) - O DISTRITO DE NOUVELLE ROUEN aparece em azul no mapa. Esse é o distrito do povo conservador, que fala francês, é chique e católico. Burgueses típicos. Nouvelle Rouen foi dividida ao meio em outubro de 2000: a metade norte ficou com Porto Claro e a metade sul com a República de Campos Bastos, uma micronação formada por portoclarenses. É nesse distrito que mora o Rei, já que o Palácio Chifon (antigo palácio real) foi destruído durante a Grande Revolução. O nome do atual palácio do Rei é Palácio Chévrebouc. Nouvelle Rouen (NR) tem 3 cidades: a cidade de Nouvelle Rouen, a cidade de Tisserânia e a cidade de Oceanópolis, sendo que as duas últimas ficam na República de Campos Bastos.
Distrito de Nouvelle Rouen
Administração: governo vacante
Cidade de Nouvelle Rouen (capital da Coroa Real, residência do Rei)
Localidade da Serra
Bairro de Chévrebouc
Bairro de Côte d'Argent
Bairro de Côte d'Orange
Bairro do Bois de Le Roi
Pirraines (PI) - O maior dos distritos de Porto Claro em extensão, Pirraines (PI) tem cerca de 55% de seu território apenas de floresta. A capital é Lorraine Blanche (Lorena Branca). Pirraines é conhecida pelas fazendas com plantações de ervas e pelas adegas onde se fabrica o melhor vinho da região. Não é a toa que é exatamente lá onde ficam as grandes fazendas do Grupo Silva, nas quais são produzidos os famosos Vinhos Madre Cecília e os Sucos Del Serra.
Distrito de Pirraines
Administração: governo vacante
Cidade de Lorraine Blanche (ou Lorena Branca)
Cidade de Cité-de-Fabio
Localidade de Rurália
Localidade de Floresta