headerimage
República de Porto Claro
30 Anos (1992/2022) - A mais antiga micronação lusófona!!!
L I S T A   D E   N O B R E S   P O R T O C L A R E N S E S

Feita em 1999, atualizada em 2002 e 2023.

 

TÍTULOS JÁ CONCEDIDOS

Títulos de nobreza só podem ser concedidos pelo Rei ou por um Regente Real. Os títulos são vitalícios e hereditários e, mesmo quando o agraciado deixa de ser cidadão portoclarense, continua possuindo o título. Eles podem também ser comercializados livremente pelos agraciados, mas não "emprestados". Todos os títulos são extensíveis aos cônjuges (esposa de duque é duquesa, marido de marquesa é marquês etc.).

Os duques e marqueses integram o Conselho de Estado, que em tempos de crise delibera sobre questões imprevistas ou extra-constitucionais.


DUCADOS

Pedro Aguiar, Duque de Aguiar – Cidadão portoclarense, Patriarca Fundador e Grande Tutor do País. Título concedido no reinado de Daniel II, primeiro como marquês, depois promovido. O nome provém do sobrenome do próprio agraciado. O título foi indevidamente usado entre 1994 e 1996 por Pierre Lamarcq Jackson e entre 1996 e 1997 por Telêmaco Daniel Aguiar. Título da família real.

André de Abreu, Duque de Abreu – Tradicionalmente o infante utiliza o título de duque da casa real a que pertence. Título da família real e do herdeiro aparente do trono.

Guilherme Tizziani, Duque de Pirraines – Ex-cidadão portoclarense. Título concedido no reinado de João II, mesmo já havendo a "Marquesa de Pirraines", com a finalidade de executar a secessão pacífica e constitucional do antigo distrito meridional-oriental do Reino, e transformá-lo em país independente sob o governo do referido duque.

MARCAS

Anne Sourbonne, Marquesa de Danielle – Atualmente cidadã laranjiana. Título concedido no Interregno de 1997 pelo Regente João Hilário. O nome do título provém do antigo distrito setentrional do Reino.

Barbara Martins, Marquesa de Chévrebouc – Ex-cidadã portoclarense. Título concedido no reinado de João II. O nome do título provém do palácio que abriga a residência oficial de Sua Majestade, em Nouvelle Rouen.

Eduardo Alves, Marquês de Approuague – Cidadão portoclarense. Título concedido no reinado de João II, pela Regente Barbara Martins. O nome do título provém do rio que banha a margem ocidental de Porto Claro.

Henry McCaster, Marquês de Bicas – Cidadão portoclarense. Título concedido no reinado de João II, pela Regente Barbara Martins. O nome do título provém do local de origem da família do agraciado.

Jean Tisserand, Marquês de Tisserand – Ex-cidadão portoclarense. Título concedido no reinado de Joana II, primeiro como visconde, depois promovido. O nome provém do sobrenome do próprio agraciado.

Maria Eduarda Costa, Marquesa de Nouvelle Rouen – Ex-cidadã portoclarense, Regente Real (2001). Título concedido no reinado de João II, pelo Tutor Pedro Aguiar. O nome do título provém do distrito de Nouvelle Rouen, onde mora a agraciada.

Nadja Kaprinski, II Marquesa de Pirraines – Ex-cidadã portoclarense. Título concedido no reinado de João I. Com a saída de Kharol Kaprinski de Porto Claro, sua irmã herdou o título. O nome do título provém do antigo distrito meridional-oriental do Reino.

Quintino Gomes, Marquês de Camburaí - Ex-cidadão portoclarense.

CONDADOS

Daniella Portasio Borges, Condessa de Malcher – Cidadã portoclarense. Título concedido no reinado de João II, pela Regente Barbara Martins. O nome do título provém do nome do Clã Malcher, do qual Leonardo Malcher foi fundador e chefe em 1992.

João Paulo Gomide Reys, Conde do Farol – Cidadão portoclarense, Presidente-de-Estado (2001-2002). Título concedido no reinado de João II, pela Regente Maria Eduarda Costa. O nome do título provém do Farol de Porto Claro, na entrada da Enseada de São Herculano, onde o agraciado, à época, exercia o cargo de Prefeito.

VISCONDADOS

Alessandro Louzada, Visconde de Louzada – Cidadão portoclarense. Título concedido no reinado de João II, pela Regente Barbara Martins. O nome do título provém do sobrenome do próprio agraciado.

Carlos Alberto Ferreira dos Santos Jr., Visconde de Parajubá – Cidadão portoclarense. Título concedido no reinado de João II, pelo Regente Pedro Berger. O nome do título provém de uma localidade de Guisanburgo.

Eli Naeher, II Visconde de Halfoun – Ex-cidadão portoclarense. Título concedido no reinado de Joana II. O nome do título provém do nome do Clã Halfoun, do qual Rodrigo Halfoun foi o primeiro agraciado em 1992.

Diego Santiago, Visconde de Leópolis – Cidadão portoclarense. Título concedido no reinado de João II. O nome do título provém de uma localidade de Danielle, onde reside o agraciado.

Gustavo Bianezzi Cilia, Visconde de Itaguanã – Ex-cidadão portoclarense. Título concedido no reinado de João II, pelo Regente Pedro Berger. O nome do título provém de uma localidade de Danielle.

Jonas Augusto Ferreira, Visconde da Carrapinha - Cidadão portoclarense, Presidente do Senado (2000-2002). Título concedido no reinado de João II, pelo Regente Pedro Berger. O nome do título provém da localidade de Carrapinha, próximo à residência do agraciado.

Pedro Berger, Visconde de Laurisse – Cidadão portoclarense. Título concedido no reinado de João II. O nome do título provém de uma localidade de Danielle, onde reside o agraciado. Regente entre 2002 e 2022.

BARONATOS

Carlos Mendonza Dias, Barão de Castelo Grande – Cidadão portoclarense. Título concedido no reinado de João II, pelo Regente Pedro Berger. O nome do título provém de uma localidade do Distrito Nacional.

Francesc Savalls, Barão do Bon Marché – Ex-cidadão portoclarense. Título concedido no Interregno de 1997 pelo Regente João Hilário. O nome do título foi sugerido pelo próprio agraciado.

Luciano Gomes, Barão de Lioncourt – Cidadão portoclarense. Título concedido no reinado de João II, pela Regente Barbara Martins. O nome do título provém do sobrenome de um personagem admirado pelo agraciado.

Luiz Carlos Berkenbrock, Barão do Ribeirinho – Cidadão portoclarense. Título concedido no reinado de João II, pelo Regente Pedro Berger. O nome do título provém de uma localidade de colina no sul de Nouvelle Rouen.

Maurício Aniche, Barão do Monte Prata – Cidadão portoclarense, Primeiro-Ministro (2001-2002). Título concedido no reinado de João II, pelo Regente Pedro Berger. O nome do título provém de uma colina no sul de Nouvelle Rouen.

Renato Nunes Bastos, Barão de Unsancatre – Cidadão portoclarense. Título concedido no reinado de João II, pelo Presidente João Paulo. O nome do título provém do Rio Unsancatre que corta São Herculano.

Vicente Cardinot, Barão de Fazenda Nova – Cidadão portoclarense. Título concedido no reinado de João II, pelo Presidente João Paulo. O nome do título provém de uma localidade em São Herculano.

 

TÍTULOS SUGERIDOS

O Governo sugere à coroa que conceda às personalidades abaixo os seguintes títulos de nobreza:
 

DUCADOS

[nenhum]

MARCAS

David Formiga, Marquês de Eseverri – Ex-cidadão portoclarense. Título a ser concedido no reinado de João II. O nome do título provém de um dos sobrenomes do próprio agraciado.

Vítor Bertini, IV Marquês de Riente – Cidadão portoclarense. Título a ser concedido no reinado de João II. O nome do título provém do Clã Riente, fundado por Leandro Riente em 1992, tendo sido ele o primeiro agraciado, e seguido por Pedro Riente e André Aparente Riente.

CONDADOS

Adriana Sauerbronn de Moura, Condessa de Béhague – Ex-cidadã portoclarense.

VISCONDADOS

[nenhum]

BARONATOS

André Sengir, Barão de Pasqualin – Ex-cidadão portoclarense. Título a ser concedido no reinado de João II. O nome do título provém do sobrenome macronacional do próprio agraciado.

Fábio Moraca Paulo, Barão das Piranhas – Ex-cidadão portoclarense.

Frederico Lopes Virgulino, Barão do Forte – Cidadão portoclarense. Título a ser concedido no reinado de João II. O nome do título provém do Forte São Daniel/Rei Daniel em Danielle, onde o agraciado governou.

Rodrigo Marques, Barão de Carrapinha – Cidadão portoclarense. Título a ser concedido no reinado de João II. O nome do título provém de uma localidade do Distrito Nacional.

Rodrigo Spegiorin, Barão de Planejada – Cidadão portoclarense. Título a ser concedido no reinado de João II. O nome do título provém de uma localidade do Distrito Nacional.

Ronaldo Calçado, Jr., Barão de Ubá – Cidadão portoclarense. Título a ser concedido no reinado de João II. O nome do título provém do local onde o agraciado vive.

Thiago Nascimento da Rocha, Barão da Costa – Cidadão portoclarense. Título a ser concedido no reinado de João II. O nome do título provém de uma localidade do Distrito Nacional.

 

TÍTULOS DISPONÍVEIS

Duque de Coimbra – Reservado ao pai da consorte que vier a se casar com o Rei João II. Iniciado e utilizado por Leonardo Coimbra, pai da rainha consorte Joana I, em 1992. Este título substitui o de "Duque de Commadre", utilizado até 1994.

Princesa de Comidinne – Reservado à própria consorte que vier a se casar com o Rei João II. Iniciado pela Princesa Ana Luisa, consorte do rei Leonardo VI, em 1995.

Marquês de L’Ambert – Reservado a algum empresário que honre o legado do grande Bruno L’Ambert, precursor de Pedro Aguiar.

Duque de Mesquita – Reservado a algum possível segundo infante. A Casa de Mesquita foi a primeira dinastia de Porto Claro.

Duque de Almeida – Reservado a algum possível parente da Família Real. A Casa de Almeida é ligada à Casa de Abreu.